Fale Conosco: (27) 3256-7475 / (27) 99711-7648

Passaporte e RG

  • Home
  • Passaporte e RG

Passaporte e RG

Os mais de 13 mil cartórios espalhados por todo o Brasil já podem iniciar o processo de emissão de carteiras de identidade e de passaportes, deixando bem mais simples um processo que costuma ser bem demorado.

Como será emissão de passaporte e RG em cartórios?

A partir da autorização, anunciada pela Agência Brasil no dia 4 de fevereiro, os cartórios já podem pedir autorização e homologação para iniciar a emissão dos documentos junto ao Poder Judiciário e às corregedorias dos tribunais estaduais.

“A Polícia Federal continuará responsável por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar o documento”, explicou o juiz auxiliar da corregedoria Marcio Evangelista, em nota.

 O objetivo da medida é aumentar a capilaridade do acesso aos documentos, uma vez que há pelo menos um cartório em cada cidade do país.

Passo a passo para tirar os documentos

Antes de ir ao cartório com tudo em mãos para tirar o documento, entre em contato para saber se ele já está regularizado, se já oferece o serviço e o valor cobrado – ainda não há informações sobre valores e prazos, que devem variar de estado para estado.

Passaporte

RG

Para o RG, o cidadão vai até o cartório, preenche o formulário, faz a coleta de digital e tira a foto para o documento. Os dados, então, são enviados para os órgãos competentes (PF, no caso do passaporte; Detran estadual, no caso do RG).

Fonte: www.vix.com